domingo, 22 de outubro de 201722/10/2017
(83) 9 9684-1386
Tempestuoso
22º
28º
34º
Sao Bento - PB
dólar R$ 3,19
euro R$ 3,76
Auto Escola
SAÚDE
Governo cubano suspende envio ao Brasil de 710 profissionais para o ‘Mais Médicos’
A decisão de Cuba é reflexo do descontentamento com a recusa de médicos em voltar para Cuba após os três anos de contrato.
Redação São Bento - PB
Postada em 17/04/2017 ás 08h20
Governo cubano suspende envio ao Brasil de 710 profissionais para o ‘Mais Médicos’

O governo cubano suspendeu o envio ao Brasil de 710 profissionais treinados para trabalhar no Programa Mais Médicos que deveriam desembarcar no País neste mês.


A decisão de Cuba, comunicada ao Ministério da Saúde, é reflexo do descontentamento com a recusa de médicos em voltar para Cuba após os três anos de contrato.


Até hoje, 88 profissionais já recorreram à Justiça para permanecer no Brasil e garantir o direito de continuar no programa do governo federal.


Cuba argumenta que a permanência dos profissionais no Brasil não estaria em conformidade com o acordo de cooperação firmado. Diante desse impasse, o Brasil deve enviar uma comitiva ao país para discutir o assunto nas próximas semanas.


O maior receio do governo cubano é de que um novo grupo de médicos resista em voltar para o país quando chamado de volta e que isso acabe afetando também o comportamento de profissionais que já estão atuando em outros países.


Além do Brasil, Cuba tem outros acordos baseados no envio de profissionais de saúde. Esse tipo de cooperação é também uma forma de renda para ilha. No trato firmado entre Brasil e Cuba, parte dos salários dos médicos é paga diretamente para o governo cubano.


O Ministério da Saúde já havia anunciado a intenção de limitar o número de cubanos integrantes do Mais Médicos.

FONTE: Agencia Estado
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Auto Escola: Fim de matéria
imprimir
930